BRUNO GARCEZ da BBC Brasil
Folha Online
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou, nesta terça-feira, que seu país apoia a restituição do presidente eleito de Honduras, Manuel Zelaya, ainda que o presidente deposto do país centro-americano tenha adotado medidas antiamericanas antes de ser afastado do cargo, no último dia 28.
Em Moscou, onde realiza uma visita oficial, Obama afirmou: ''Os Estados Unidos apoiam a restituição do presidente democraticamente eleito de Honduras, apesar de ele ter fortemente se oposto a políticas americanas".
"Nós o fazemos não porque concordemos com ele, mas porque respeitamos o princípio universal segundo o qual as pessoas devem escolher os seus próprios líderes, quer concordemos com eles ou não", afirmou.
A administração americana apoiou Zelaya, um fazendeiro rico que se elegeu com uma plataforma de centro-direita, mas que deu uma guinada gradual para a esquerda, associando-se ao bloco Alba (Alternativa Bolivariana para os Povos da Nossa América), a aliança comercial comandada pela Venezuela de Hugo Chávez.
Leia Mais Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário