sábado, 11 de julho de 2009

A festa com cartão corporativo continua

Presidência gasta o dobro com cartão

Diário Catarinense

Os gastos com cartão corporativo da Presidência somaram no primeiro semestre R$ 3,787 milhões. Se comparado com o mesmo período de 2008, quando os gastos foram de R$ 1,867 milhão, as despesas praticamente dobraram. Os dados constam no sistema de acompanhamento dos gastos públicos (Siafi).

O levantamento foi realizado por técnicos do PSDB com base em dados do Siafi. A Presidência também aumentou os gastos sigilosos que não são detalhados no Siafi e não apresentam a indicação do responsável pela despesa. Do total de saques com cartão registrados no Siafi no primeiro semestre deste ano, 99% não têm identificação do responsável.

Procurada, a Casa Civil não comentou o assunto. Entre janeiro e março deste ano os gastos do governo federal com cartões corporativos cresceram 142% em relação ao mesmo período de 2008.

A pasta da Justiça, do ministro Tarso Genro, apresentou o maior aumento no uso do cartão. De acordo com a pesquisa do primeiro trimestre, foi a pasta que apresentou maior aumento no uso do cartão, com um incremento de 1.397%. O que chama atenção nas despesas do ministério é que 78% foram sacados em dinheiro.

No ranking dos maiores gastadores, a Presidência fica em segundo lugar. Despesas com os cartões aumentaram 242% de um ano para outro.

O Ministério da Justiça informou que 90% dos gastos eram relativos aos cartões da Polícia Federal. Segundo a pasta, esse aumento se explica porque a PF não tinha cartão corporativo em 2008 – o mecanismo foi adotado em 2009.

Leia Aqui

Um comentário:

Laguardia disse...

Na minha opinião o contribuinte não deveria arcar com as despesas de casa e comida para fundionário público presidente da república e parlamentares.

Os palácios deveriam ser somente o local de trabalho. Se não têm casa em Brasilia que paguem o aluguel do próprio bolso.