quinta-feira, 9 de julho de 2009

Absurdo: instalada embaixada brasileira na Coréia do Norte


Enquanto o mundo estuda sanções contra o regime de Kim Jong-il, o governo brasileiro faz questão de ir na contra mão, e instala uma nova embaixada brasileira na Coréia do Norte. Já não é novidade para ninguém que a diplomacia brasileira tem profundo respeito pelas ditaduras comunistas ou por governos antiamericanos. Mas, Eu estou curioso para saber o motivo desse estreitamento diplomático com o “filhote chinês”. Ideologia? Provavelmente.


Em uma nota emitida pelo ministério das relações exteriores, o Brasil, representado pelo que há de pior na diplomacia brasileira, não reconheceu o novo governo de Honduras, mesmo que a ação dos militares tenha sido legitima para evitar um golpe bolivariano. Entretanto, o presidente Lula parece não se importar com os testes de mísseis feitos pela Coréia do Norte, e nem com a fome que assola o país. Como é mesmo? O Itamaraty acusou o novo governo hondurenho de não cumprir com as regras da democracia. Bom, acho que não falta democracia na Coréia do Norte de Kim Jong-il, parafraseando as idéias de Lula.


Com quem será o próximo acordo do governo Federal? Com traficantes? Bandidos? Ha! Esqueci do Foro de São Paulo. Um governo que já tem acordo com as FARC. A instalação de uma embaixada brasileira na Coréia do Norte é fichinha.



Nenhum comentário: