sexta-feira, 6 de novembro de 2009

EUA reconhecerão eleição em Honduras


Senador diz que EUA reconhecerão eleição em Honduras mesmo sem volta de Zelaya

Folha Online

Os Estados Unidos reconhecerão o resultado das eleições em Honduras, mesmo se não ocorrer a restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya, garantiu nesta quinta-feira o senador republicano Jim DeMint, que afirma ter "garantias" do governo.

"A secretária [de Estado, Hillary] Clinton e o subsecretário [para América Latina] Thomas Shannon me garantiram que os Estados Unidos reconhecerão o resultado das eleições hondurenhas, com ou sem Manuel Zelaya" na presidência, disse DeMint.

Este reconhecimento ocorrerá, do mesmo modo, se "a votação para restituir Zelaya [no Congresso] acontecer antes ou depois de 29 de novembro", data da eleição em Honduras, disse DeMint, senador pela Carolina do Sul.

O Congresso hondurenho já manifestou sua intenção de consultar a Suprema Corte antes de votar a restituição de Zelaya, destituído em junho passado. Com este compromiso, DeMint promete suspender suas objeções à nomeação de Arturo Valenzuela como subsecretário para América Latina, e a de Thomas Shannon para embaixador no Brasil.

DeMint vetou em julho passado as duas nomeações, realizadas pelo presidente Barack Obama. "Finalmente, o governo Obama corrigiu sua política equivocada em relação a Honduras", disse o senador.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: