domingo, 29 de novembro de 2009

Derrota do bolivarianismo - Eleições em Honduras

Atenções em Honduras se voltam para comparecimento às urnas

D.comércio.com.br

Agência Estado/BBC Brasil

Há dois dias das eleições gerais, NESTE DOMINGO, 29, as atenções em Honduras estão voltadas para o comparecimento às urnas. Com a campanha eleitoral encerrada, a maior parte dos meios de comunicação hondurenhos, pró-governo interino, estimulam a população a comparecer às urnas.

Já a oposição prega, desde o fracasso das negociações para a restituição de Zelaya, o boicote do pleito. O principal jornal oposicionista, El Libertador, traz nesta sexta-feira a manchete No Votar! (não votem) na capa e argumenta a favor da abstenção em praticamente todas as suas 63 páginas.

O chefe da resistência contra o governo interino, Carlos Reyes, anunciou nesta sexta-feira, 27, a convocação de uma marcha para o dia das eleições, reunindo centrais sindicais, estudantes, organizações indígenas, de camponeses e políticos progressistas, todos contrários a realização da votação.

Analistas acreditam que um grande comparecimento, pelo menos maior do que os 55% registrados nas eleições de 2005, é fundamental para a legitimação do processo eleitoral e seu reconhecimento internacional.

Diversos países, entre eles o Brasil, dizem que não reconhecerão o resultado do pleito, com o argumento de que isso seria "legitimar o golpe" que tirou Manuel Zelaya do poder há seis meses.

Os Estados Unidos, entretanto, afirmaram que vão reconhecer o resultado das eleições.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: