quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Derrota de Barack Hussein em eleições nos EUA


Republicanos superam democratas em eleições locais nos EUA

Terra Notícias

EFE

Os republicanos aplicaram um duro golpe ao Partido Democrata do presidente Barack Obama ao ganhar as eleições de terça-feira nos Estados da Virgínia e Nova Jersey.

Em Nova Jersey, o republicano Chris Christie venceu em uma disputada apuração o titular democrata, John Corzine, com 50% dos votos contra 44% de seu rival.

Na Virgínia, a vitória republicana foi muito mais clara e ali o conservador Bob McDonell confirmou o favoritismo das pesquisas e derrotou ao democrata Craig Deeds por uma diferença superior a dez pontos percentuais.

A vitória republicana nesse estado fez-se ainda mais clara ao confirmar-se que seus candidatos também tinham ganhado o vice-governo, assim como o cargo de procurador-geral.

Em Nova York, o independente Michael Bloomberg conseguiu um terceiro mandato como prefeito da cidade.

Bloomberg, que gastou US$ 100 milhões do próprio bolso em sua campanha, foi declarado vencedor da disputa com 48,9% dos votos contra 47,6% de seu rival democrata, William Thompson.

Como tinham previsto as pesquisas, os republicanos conseguiram recuperar o Governo da Virgínia e colocar o conservador McDonell à frente do estado após oito anos de domínio democrata.

Virgínia, que há um ano votou majoritariamente pelo presidente democrata, deu as costas a Deeds que, apesar de haver contado com o respaldo de Obama e do Comitê Nacional Democrata, não conseguiu conexão com o eleitorado por seu estigma de político de esquerda em um estado tradicionalmente conservador.

Durante a campanha, seu rival republicano, considerado muito conservador, evitou explorar a fundo temas sociais como o aborto e se concentrou na situação econômica do estado. Uma estratégia que lhe rendeu bons resultados.

Além da Virgínia e Nova Jersey hoje se elegeram também legisladores em Nova York e Califórnia para cobrir duas cadeiras no Congresso, assim como prefeitos em Atlanta, Houston, Boston, Detroit e Pittsburgh.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: