Republicanos superam democratas em eleições locais nos EUA
Terra Notícias
EFE
Em Nova Jersey, o republicano Chris Christie venceu em uma disputada apuração o titular democrata, John Corzine, com 50% dos votos contra 44% de seu rival.
Na Virgínia, a vitória republicana foi muito mais clara e ali o conservador Bob McDonell confirmou o favoritismo das pesquisas e derrotou ao democrata Craig Deeds por uma diferença superior a dez pontos percentuais.
A vitória republicana nesse estado fez-se ainda mais clara ao confirmar-se que seus candidatos também tinham ganhado o vice-governo, assim como o cargo de procurador-geral.
Em Nova York, o independente Michael Bloomberg conseguiu um terceiro mandato como prefeito da cidade.
Bloomberg, que gastou US$ 100 milhões do próprio bolso em sua campanha, foi declarado vencedor da disputa com 48,9% dos votos contra 47,6% de seu rival democrata, William Thompson.
Como tinham previsto as pesquisas, os republicanos conseguiram recuperar o Governo da Virgínia e colocar o conservador McDonell à frente do estado após oito anos de domínio democrata.
Virgínia, que há um ano votou majoritariamente pelo presidente democrata, deu as costas a Deeds que, apesar de haver contado com o respaldo de Obama e do Comitê Nacional Democrata, não conseguiu conexão com o eleitorado por seu estigma de político de esquerda em um estado tradicionalmente conservador.
Durante a campanha, seu rival republicano, considerado muito conservador, evitou explorar a fundo temas sociais como o aborto e se concentrou na situação econômica do estado. Uma estratégia que lhe rendeu bons resultados.
Além da Virgínia e Nova Jersey hoje se elegeram também legisladores em Nova York e Califórnia para cobrir duas cadeiras no Congresso, assim como prefeitos em Atlanta, Houston, Boston, Detroit e Pittsburgh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário