quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A vinda do ditador iraniano ao Brasil é criticada por líderes judeus


Líderes judeus criticam Brasil por visita de Ahmadinejad




Reuters


Líderes judeus criticaram nesta terça-feira, 20, os planos do Brasil de receber no próximo mês, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e pediram ao País que condene seu suposto apoio a terroristas. O Brasil, que tem defendido o diálogo com o Irã, receberá Ahmadinejad no final de novembro.


"É muito triste para nós saber que o Brasil vai receber um homem que disse publicamente que quer destruir o nosso país", disse o grão rabino de Israel, Yoná Metzger, após se reunir com José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado.

Metzger, que participou de um seminário religioso na capital Brasília, pediu às autoridades brasileiras que cancelem a visita do presidente do Irã.


O Centro Simon Wiesenthal, uma organização judia de direitos humanos, disse que o Brasil deveria usar a visita para condenar o que descreveu como retórica antissemita de Ahmadinejad.


"O Brasil terá a oportunidade de condenar seus perigosos chamados à destruição de Israel, suas negações do Holocausto e seu apoio ao terrorismo internacional", disse Shimon Samuels e Sergio Widder, membros da divisão latinoamericana do Centro Simon Wiesenthal em Buenos Aires, em uma carta enviada ao chanceler brasileiro, Celso Amorim.


Nenhum comentário: