terça-feira, 20 de outubro de 2009

PARCEIRO CONFIÁVEL?

Por Márcio Coimbra



DiegoCasagrande.com.br



O PT trabalha incansavelmente para trazer o PMDB ao seu lado na candidatura Dilma Roussef. Entretanto, é preciso avaliar o quanto vale a parceria do PMDB como companheiro de chapa.



Argumentos a favor não faltam. Maior tempo de televisão durante acampanha, presença em uma infinidade de municípios Brasil afora, sem contar os apoios dos caciques que direcionam votos em seus estados.Mas existem também fatores negativos que devem ser levados em conta.


O PMDB fará parte do próximo governo, não importa quem vença a disputa presidencial e seus caciques estão cientes disto. Tanto Serra quantoDilma, ou até Ciro, precisarão compor com o partido para fazer maioria no Congresso.



O PMDB é um partdo muito grande e heterogêneo e aquilo que pode ser seu maior atrativo, pode também transformar-se em grande pesadelo em uma campanha. Levar o PMDB unido para uma disputa nacional é tarefa impossível. Se o PMDB compor com Dilma, vários caciques já anunciaram que romperão o acordo para apoiar o PSDB de Serra. Se a candidatura Dilma der sinais de desgaste já na largada ou pouco depois disso,corre o risco de ser "cristianizada" pelos novos companheiros, coisaque o PMDB sabe muito bem como fazer.


Em suma, em 2002 o PSDB apostou suas fichas na mesma composição que o PT tenta hoje. Deu no que deu. É hora de PT abrir o olho e avaliarmuito bem a aliança que está para ser sacrementada, pois o PMDB sabe que com Dilma ou sem Dilma, em 2011 seu naco de poder já estágarantido, seja quem for o vencedor da corrida ao Planalto. Existemoutros fatores em jogo? Sem dúvida, mas tudo deve ser minuciosamente avaliado.



Leia Aqui

Nenhum comentário: