segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mais uma vitória do governo colombiano contra as FARC


Autoridades capturam 40 rebeldes das Farc na Colômbia




Efe


As autoridades colombianas capturaram 40 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em uma gigantesca operação que pretende deter 53 rebeldes no noroeste do país, informaram fontes oficiais nesta segunda-feira, 19.


O diretor do Departamento Administrativo de Segurança (DAS, a polícia secreta colombiana), Felipe Muñoz, disse a jornalistas que há 20 meses teve início a investigação para desarticular as estruturas de apoio financeiro e miliciano do bloco oriental das Farc que opera nessa região da Colômbia.


"Ocorreu a partir da manhã desta segunda o começo das 53 capturas (...) até este momento houve 40 detenções em Bogotá, Cúcuta, em três municípios de Arauca, em Casanare e Bucamaranga", disse o funcionário.


Muñoz acrescentou que a operação foi denominada ABC por serem as letras iniciais dos departamentos de Arauca, Boyacá e Casanare, onde atuam algumas frentes do bloco oriental das Farc, contra quem se dirige a ação das autoridades. Esses blocos estão sob o comando de rebeldes conhecidos como "Grannobles" e "Rafael Gutiérrez".


Nenhum comentário: