terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nova base de lançamento de mísseis na Coréia do Norte


Coreia do Norte inaugura base de lançamento de mísseis




A Coreia do Norte concluiu a construção de uma nova base de lançamento de mísseis, mais sofisticada e de maiores proporções, a partir da qual tem condições de disparar projéteis intercontinentais, informou nesta segunda-feira, 26, a agência Yonhap. Fontes oficiais disseram à Yonhap que a base de Dongchang-ri é três vezes maior que a de Musudan-ri, a partir de onde a Coreia do Norte lançou em abril um foguete intercontinental, o que foi condenado pela ONU.


Para os governos dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, o regime comunista de Pyongyang provou com o lançamento de mísseis Taepodong-2 que tem capacidade de atingir, com um alcance de 3 mil quilômetros, a costa ocidental dos EUA. Dongchang-ri fica a 200 quilômetros ao oeste de Pyongyang e a 70 quilômetros da usina nuclear de Yongbyon, que o regime comunista afirma estar reativando após ter iniciado em 2007 sua desativação.


Conforme as autoridades oficiais, a conclusão da nova base representa um avanço no desenvolvimento do programa de mísseis balísticos. Da nova base podem ser lançados mísseis intercontinentais com um alcance de 5 mil quilômetros, segundo a Yonhap. Durante o ano, a Coreia do Norte lançou mísseis de curto alcance a partir da base de Musudan-ri, na província setentrional de Hamgyeong. Os últimos projéteis foram lançados em outubro durante manobras militares de rotina.


Nenhum comentário: