segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Coreia do Norte continua a ameaçar o mundo


Coreia do Norte lança cinco mísseis; Hillary diz que EUA mantêm diálogo nuclear




A Coreia do Norte disparou nesta segunda-feira cinco mísseis de curto alcance na sua costa leste e proibiu a navegação na região entre os dias 10 e 20 de outubro, disse nesta segunda-feira uma fonte governamental à agência sul-coreana de notícias Yonhap.


Na Irlanda do Norte, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que o lançamento de mísseis não afeta os esforços dos Estados Unidos pela desnuclearização do regime comunista.


"Nossos objetivos continuam os mesmos. Nós pretendemos trabalhar por uma península Coreana livre de armas nucleares", disse Hillary, acrescentando que tanto os EUA quanto seus aliados tentam demonstrar a Pyongyang que não aceitarão a continuidade do programa nuclear norte-coreano.


Segundo as agências de notícias Associated Press e Reuters, que citam a Yonhap, a Coreia do Norte testou dois mísseis na manhã desta segunda-feira ao sul de Musudan-ri, na Província de Hamgyong, e outros três na tarde de segunda-feira (horário local) de bases de lançamento móveis.


A medida surpreende depois do discurso do ditador norte-coreano, Kim Jong-il, na semana passada, pela retomada do diálogo bilateral e multilateral pela desnuclearização de Pyongyang. Kim chegou a vincular qualquer progresso aos resultados de uma reunião direta com os EUA.


Nenhum comentário: