quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Crítica de Cielo à falta de estrutura na natação brasileira


Cielo reclama da falta de estrutura e de torneios no Brasil




O campeão olímpico e mundial César Cielo está incomodado com o futuro da natação no Brasil. Sua reclamação é direcionada para o golpe mais recente que a modalidade teve: o cancelamento da etapa do Rio da Copa do Mundo, por falta de recursos. Ele acha que a falta de empenho dos dirigentes também faz parte do contexto.


"Má vontade e falta de dinheiro, um pouco dos dois, por causa disso o Brasil perdeu a etapa da Copa do Mundo. Ainda mais no bom momento em que estamos, isso infelizmente acabou tirando uma competição do nosso planejamento. A gente espera, no futuro, ter mais competições aqui, só que hoje só disputamos competições de alto nível fora do Brasil", diz.


Cielo critica a situação do complexo aquático Maria Lenk e projeta o problema na Olimpíada de 2016, que será na capital fluminense. "Acho que deram uma maquiada no Maria Lenk, hoje está tudo quebrado de novo. [A Olimpíada] Não pode ser só uma competição e acabou, temos de ter uma estrutura para depois termos mais competições aqui. Eu acho que investimento tem de ser feito a longo prazo, é um trabalho de anos".


A chance de ver o campeão mundial em ação nesta temporada se resume a duas competições: o Open de natação, no clube Pinheiros, na capital paulista, e o Paulista de natação. Ele disputará os 100 m, os 50 m, o 4 x 100 m medley e o 4 x 100 m livre. O porém: "Já penso na temporada do ano que vem", avisa. A competição mais importante que pretende disputar em 2010 será o Pan Pacífico, em agosto (o único evento em piscina longa).


Nenhum comentário: