quinta-feira, 17 de setembro de 2009

QUE URIBE RESISTA AOS VIGARISTAS

Por Reinaldo Azevedo

A Colômbia de Álvaro Uribe já pensa em deixar o grupo a que, de fato, nunca pertenceu: a ridícula Unasul, que pretendia e pretende ainda substituir a OEA - como é união dos países da América do Sul, e não “das” Américas, os EUA estão fora. Espertinhos os bolivarianos e seus amiguinhos… As exigências feitas à Colômbia - e o megalonanico Celso Amorim foi um dos mais entusiasmados - são simplesmente ridículas. Alguns chanceleres e ministros da Defesa cobraram da Colômbia, em síntese, que abrisse mão de sua soberania.

No centro da questão, como não poderia deixar de ser, está o acordo militar que permite aos americanos usar sete bases militares na Colômbia. Celso Amorim e os bolivarianos cobraram do governo Uribe garantias formais - por escrito - de que as ações se restringirão ao território colombiano. Hugo Chávez, o ditador da Venezuela, quer mais: exige ver os documentos do acordo entre os dois países.

Afinal de contas, quem é que faz cobranças dessa natureza à Colômbia? O Brasil, que acaba de fazer um acordo bilionário com a França para a compra de submarinos, helicópteros e, como antecipou Lula, aviões. E ninguém exige nada de Lula. Chávez foi às compras na Rússia: US$ 2 bilhões em armamentos. Não só: a Venezuela também assinou um tratado de cooperação nuclear com o Irã, governado pelo pacifista Ahmadinejad. Em nome da soberania, não dará explicações a ninguém.

Por que, então, a Colômbia tem de se ajoelhar no milho? Há alguma razão para que os colombianos sejam mais suspeitos do que Chávez? Ora, as pressões contra Bogotá só revelam a real natureza da Unasul, o motivo por que foi criada: tentar servir como uma força de intervenção nos países que não rezam segundo a cartilha dos esquerdopatas do subcontinente. O delirio foi tal, que o representante da Venezuela chegou a defender que as negociações com as Farc ficassem a cargo da entidade supranacional e que os vizinhos tivessem o direito, imaginem!, de inspecionar as bases colombianas. A todas essas investidas, os representantes da Colômbia, com razão, disseram “não”. E lá se foi a reunião da Unasul, que não conseguiu gerar um miserável documento.

Amorim atribuiu o insucesso da reunião à Colômbia, que teria sido “intransigente”. Ontem, falando numa comissão do Senado, Nelson Jobim, ministro da Defesa, endossou essa versão esdrúxula, mentirosa mesmo.

Que Álvaro Uribe resista à pressão e à vigarice.

Nenhum comentário: