domingo, 13 de setembro de 2009

Marcha contra Barack Hussein em Washington


Dezenas de milhares marcharam contra Obama em Washington




Dezenas de milhares de pessoas marcharam ontem em Washington contra a reforma do sistema de saúde proposta pelo Presidente Barack Obama. Foi a maior manifestação de sempre contra o Presidente.


Num poster de um imigrante ucraniano lia-se: “Já tive socialismo que chegue com a União Soviética.” Obama foi acusado na rua de estar a levar os Estados Unidos para o socialismo. “O Governo deveria estar a concentrar-se no corte de gastos em todos os programas e não pensar em novas formas maravilhosas de gastar mais... Esta é a primeira vez na vida que saí do sofá e disse ‘estou farto disto. São só três horas de caminho, vou lá estar'”, comentou à CNN uma das manifestantes.


Os organizadores esperavam entre 25 e 50 mil pessoas. Dizem que apareceram muitos mais (não foi avançado nenhum número oficial, mas jornalistas referem dezenas de milhares) para completar o trajecto entre a Pensylvania Avenue e o Capitólio. O "El País" escrevia que o encontro estava marcado para o meio-dia e às 10h30 pôde começar porque muita gente já estava na rua pronta para o protesto.


Enquanto isso, e recuperando a dinâmica da sua campanha presidencial, Obama dirigia-se a 15 mil pessoas em Minneapolis (um dos estados com menos pessoas abrangidas por um seguro de saúde) para defender aquela que estabeleceu como a grande prioridade na política interna. “Não vou aceitar o status quo. Desta vez não. Não agora”, lançou. Obama rejeitou “usar as mesmas tácticas antigas para manter as coisas como estão”.


Nenhum comentário: