quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A popularidade de Cristina Kirchner é a pior desde 2003


Confiança no governo Kirchner é a mais baixa da série histórica




A popularidade da família Kirchner na Argentina, iniciada em 2003 com Néstor e postergada por Cristina em dezembro de 2007, atingiu seu ponto mais baixo desde que o Índice de Confiança no Governo (ICG), elaborado pela Universidade Torcuato Di Tella, passou a medir a avaliação da administração do casal.


Em uma escala que vai de 0 a 5, o ICG chegou a 1,11 ponto em agosto, registrando uma queda de 10% em relação à julho. "O ICG ficou 1,37 ponto abaixo da média dos registros durante o governo de Kirchner e 0,82 ponto abaixo da média histórica de toda a série", destacou a Torcuato Di Tella. A Universidade explicou ainda que em um ano a retração do índice foi de 20%.


O ICG é elaborado com base em cinco perguntas que medem a percepção da população sobre avaliação geral do governo, preocupação pelo interesse geral da Nação, eficiência na gestão do gasto público, honestidade dos funcionários e a capacidade para resolver os problemas.


O quesito "honestidade" foi o mais destacado da pesquisa durante o mês de agosto. Para 34% dos entrevistados, os funcionários são honestos, enquanto 29% consideram que o governo está resolvendo os problemas do país.


A pesquisa entrevistou 1.200 pessoas em diferentes cidades argentinas. Somente 16% dos entrevistados pensam que o governo tem imagem positiva junto à população e igual porcentagem acredita que Cristina governa em benefício do interesse geral.


Nenhum comentário: