sábado, 12 de setembro de 2009

"AI-5" no Equador

Equador vai propor censura à imprensa no Parlamento



Reuters


O governo do Equador vai propor um projeto de lei para regulamentar os conteúdos publicados pela mídia, após uma série de desentendimentos entre o presidente Rafael Correa e a imprensa, segundo publicou nesta sexta-feira, 11, o jornal El Comercio.


Previsto para ser apresentado ao Congresso até segunda-feira, o projeto de lei foi idealizado pelo deputado Rolando Panchana, ex-repórter de televisão que é aliado estreito do presidente. Segundo o deputado, as opiniões de colunistas e jornalistas serão regulamentadas, além de "todos os que praticam a comunicação de massas."


No mês passado Rafael Correa pediu o fechamento de uma emissora de TV nacional que faz críticas frequentes a ele e pôs no ar uma gravação feita dele, sem sua autorização.


O presidente diz que alguns órgãos da mídia privada conspiram contra seu governo. Suas ações podem espelhar as do líder venezuelano esquerdista Hugo Chávez, que se negou a renovar a licença de uma emissora há dois anos e ameaçou fechar outro canal de TV contrário ao governo.


Aliados de esquerda na Bolívia e Nicarágua também vêm entrando em choque com a mídia, que acusam de proteger os interesses das elites ricas que se opõem a seus programas para a população pobre.


Nenhum comentário: