domingo, 27 de setembro de 2009

Prazo de dez dias


Governo de Micheletti dá prazo ao Brasil para que defina status de Zelaya




Na noite deste sábado (26), o governo interino de Roberto Micheletti deu um prazo de dez dias ao Brasil para que defina o status do presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, que desde a segunda-feira passada está refugiado na Embaixada do país em Tegucigalpa.


O governo Micheletti exigiu ainda que o Brasil se assegure de que sua Embaixada não será usada por Zelaya "para pregar a violência", em alusão ao pedido do presidente deposto que pediu à população hondurenha que pratique "atos de desobediência civil" contra o regime interino.


Em comunicado o governo pede que o Brasil "tome medidas imediatas que assegurem que Zelaya deixe de utilizar a proteção da missão diplomática brasileira para instigar a violência em Honduras".


O texto diz ainda que o regime interino tem mostrado uma paciência "infinita" e reagido "moderadamente à violência nutrida" dentro da Embaixada, mas assegura que respeitará o espaço conforme indicado pelas leis internacionais, desde que o prazo de dez dias seja respeitado. "Do contrário, tomaremos medidas adicionais previstas no Direito Internacional."



Nenhum comentário: