sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Um Ano Se Passou e nada foi feito


Lugo completa um ano no poder em meio a protestos




Associated Press


O ex-bispo católico Fernando Lugo completa nesta sábado, 15, o primeiro dos seus cinco anos como presidente do Paraguai em meio a protestos sociais pela demora do cumprimento de suas principais reformas eleitorais, a reforma agrária e a geração de empregos.


O Paraguai tem 6,2 milhões de habitantes, dos quais 38% vivem em condição de pobreza, sendo 20% em estado de miséria. O desemprego, segundo o censo de 2006, é de 16%, mas de acordo com as cinco centrais sindicais do país, a taxa é de 20%.


O ex-bispo, da congregação Verbo Divino, assumiu a presidência do país em 15 de agosto de 2008 após ter vencido as eleições nacionais de 20 de abril do mesmo ano como candidato da coalizão Aliança Patriótica pelas Mudanças (APC, na sigla em espanhol).


O grupo é formado por uma massa heterogênea massa de partidos políticos de direita, centro e esquerda, além de organizações campesinas e sociais de esquerda e sindicatos.


Lugo afirmou nesta sexta-feira, 14, em um ato no colégio católico San José que o povo paraguaio "deve buscar uma grande participação popular nos processos de mudanças", embora não tenha especificado quais são esses processos. O Palácio do Governo confirmou que no sábado será transmitida uma mensagem presidencial comemorando o primeiro aniversário de Lugo no poder.


"Lugo não cumpriu até o momento nenhuma das suas principais promessa eleitorais, a reforma agrária e a geração de empregos", disse Hugo Richer, líder do partido Convergência Socialista, um dos organizadores de um protesto contra o presidente em Assunção. "Se o presidente dissesse que não tinha experiência para governar, entenderíamos isso no início do mandato, mas agora, com um ano de gestão, não fez nada que mudasse o país", acrescentou.


Nenhum comentário: