sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A ONU vai se pronunciar ?

Líder de minoria étnica pede investigação da ONU sobre conflitos na China

Folha Online

Efe

A líder da minoria étnica uigur, Rebiya Kadeer, solicitou nesta sexta-feira na Austrália que a ONU (Organização das Nações Unidas) investigue de forma independente os distúrbios e conflitos étnicos do mês passado que deixaram quase 200 mortos em Urumqi, capital da Província chinesa de Xinjiang.

No pior episódio de violência étnica desde 1949, segundo o próprio governo chinês, membros da minoria muçulmana uigur e da maioria han entraram em confronto em Urumqi. Os confrontos seguiram um protesto pacífico dos uigures, no último dia 5 de julho, contra a discriminação e a morte de dois uigures em uma fábrica. O manifesto foi duramente reprimido pelas forças de segurança.

O episódio deixou ainda mais de 1.600 feridos. A maioria das vítimas, segundo o governo, são hans que lançaram ataques contra uigures como vingança pela violência dos dias anteriores.

Kadeer chegou na manhã desta sexta-feira a Melbourne, onde centenas de pessoas protestaram diante do consulado da China na cidade exibindo a bandeira azul com uma meia lua, do Turquestão Oriental, Estado independente reivindicado pelo movimento separatista muçulmano.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: