sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ditadura venezuelana fora de controle


Polícia venezuelana fecha cerco contra opositores de Chávez


Por FABIANO MAISONNAVE




Em episódios diferentes nos últimos dois dias, a polícia venezuelana prendeu o número dois do governo metropolitano de Caracas, Richard Blanco, 11 funcionários da mesma administração, controlada pela oposição, e realizou uma operação de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jaime Lusinchi.


Blanco, chefe da administração civil do governo metropolitano de Caracas, foi preso anteontem no final da tarde quando saía de seu gabinete. Ele é acusado pelo Ministério Público de tentar asfixiar um policial vestido de civil que filmava uma marcha realizada no sábado contra a nova Lei de Educação. A manifestação, realizada no centro de Caracas, foi dispersada com jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo.


Blanco nega a acusação e afirma que ele protegeu o policial de manifestantes que o estavam agredindo. Até agora, não apareceram imagens do episódio.


Na terça-feira, o presidente Hugo Chávez condecorou o coronel Antonio Benavides com a Ordem do Libertador, a mais importante do país, por ter comandado as operações de sábado contra a marcha.


No final da tarde de ontem, foram detidos 11 funcionários do governo metropolitano de Caracas que protestavam diante do Tribunal Supremo de Justiça contra projeto de lei que transfere ao governo biônico da capital venezuelana, recém-criado por Chávez, todas as competências executivas.


Os funcionários foram indiciados por perturbação da ordem pública e obstrução de via --a marcha não fora autorizada pelo Ministério do Interior.




Nenhum comentário: