segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Oposição venezuelana quer mais empenho da OEA


Oposição pede que OEA investigue abusos na Venezuela




EFE


Setores de oposição pediram nesta segunda-feira ao escritório da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Caracas que envie à Venezuela uma comissão para investigar as supostas "violações" aos direitos humanos cometidas pelo governo de Hugo Chávez.


"É imprescindível a vinda de uma comissão e isso é o que estamos pedindo", declarou o líder da oposição Delsa Solórzano, integrante da aliança Mesa da Unidade Democrática, integrada por 11 partidos.


Solórzano disse que, por meio de um documento, os opositores pediram ao secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, que "exija" que o presidente Hugo Chávez permita a visita à Venezuela de uma missão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).


"A OEA, lembramos, não é um clube de presidentes, é para a defesa dos povos", destacou a líder opositora.


Solórzano reiterou que a oposição venezuelana é vítima de um "fuzilamento judicial", que teria ficado evidente numa advertência da procuradora-geral, Luisa Ortega Díaz.


Na semana passada, a funcionária disse que processará "todos" que se manifestares nas ruas contra o governo.


A oposição alega ser "perseguida" e "criminalizada" pelo governo de Chávez. Como exemplo dessa conduta, cita a prisão, na quarta-feira passada, do prefeito de Caracas, Richard Blanco, e de outros 11 funcionários da Prefeitura.


Nenhum comentário: