sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Vitória da ditadura cubana

Cuba divulga 'vitória' no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Estadão Online

Efe

HAVANA - O governo cubano declarou que obteve "uma importante vitória" no Conselho de Direitos Humanos, que recebeu na quarta-feira, 10, o informe de Havana sobre a situação na ilha. "Após vinte anos de injusta manipulação anti-cubana no tema de direitos humanos, o desfecho positivo é uma importante vitória", disse um comunicado divulgado nos jornais oficiais Gramna e Juventud Rebelde.

"Os resultados exemplares da revolução cubana em matéria de direitos humanos foram novamente reconhecidos pela comunidade internacional. A verdade não pôde ser silenciada", diz a nota. O texto acrescenta que foi também majoritário o pedido de que cesse o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra o país.

Entidades como a Human Rights Watch (HRW), a Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) e grupos de exilados cubanos disseram que enfrentaram dificuldades para expressar sua visão sobre Cuba ao Conselho. "Ficamos surpreendidos com a grande lista de ONGs próximas ao governo cubano e sem uma bagagem de denúncias sobre violações de direitos humanos na ilha. Essas entidades ganharam o direito de expressar-se como sociedade civil, mas organizações com grande tradição e presentes em Genebra não", disse Julie de Rivero, diretora da HRW na cidade.

2 comentários:

Laguardia disse...

Só existem direitos humanos em Cuba para os dirigentes do partido. Isto porque estes dirigentes tratam o povo como gusanos (vermes) e portanto como não são humanos para o Partido Comunista não devem ter direitos.

Daniel Domingues disse...

Com certeza esse foi um dos maiores absurdos da história da ONU. Os direitos humanos só existem de fato a gangue do partido comunista que está no poder. Fechar os olhos para esse tipo de atentado à liberdade é no mínimo irresponsável. Eu até postei no meu blog acerca do tema: http://linguarudo.com/?p=416