Relatório diz que Coreia do Norte tem toneladas de armas químicas
da Reuters, em Seul
A Coreia do Norte tem milhares de toneladas de armas químicas com as quais pode montar um míssil e atacar em curto prazo de tempo a Coreia do Sul, afirma um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Grupo de Crises Internacionais, que classifica a Coreia do Norte como uma ameaça regional.
Nas últimas semanas, a coreia do Norte testou seu poder em uma escalada de tensão regional com teste de mísseis, ameaças constantes de guerra com a vizinha do sul e um teste nuclear em 25 de maio que levou o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) a determinar novas sanções.
O relatório da respeitada ONG afirma que a Coreia do Norte tem entre 2.500 e 5.000 toneladas de armas químicas, que incluem gás mostarda e outros agentes fatais.
"Se houver uma escalada do conflito e as hostilidades militares eclodirem, há um risco de que elas [armas químicas] possam ser usadas. Em termos convencionais, a Coreia do Norte é fraca e eles sentem que podem ter que resolver as coisas usando-as", disse Daniel Pinkston, representante do instituto em Seul.
A Coreia do Norte trabalha na produção de em armas químicas por décadas e pode usá-las através de uma artilharia de longo alcance treinada na região de Seul, onde moram cerca de 49 milhões de pessoas. Segundo o instituto, o ataque pode ser também via mísseis que podem atingir todo o país.
"O estoque não parece estar aumentando, mas já é suficiente para infringir mortes civis na Coreia do Sul", disse o instituto em seu relatório
O relatório afirma que a Coreia do Norte também trabalha em armas biológicas, embora Pinkston afirme que o programa já tenha sido desenvolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário