sexta-feira, 26 de junho de 2009

Clérigo iraniano pede execução para Oposicionistas


Oposicionistas "merecem execução", diz clérigo iraniano




Um importante clérigo iraniano, aiatolá Ahmed Khatami, pediu, durante as preces desta sexta-feira (26/6), uma resposta dura aos protestos no país e disse que "merece execução qualquer um que pegue em armas para lutar com o povo". "Deve ser combatido até a completa destruição qualquer um que lute contra o sistema islâmico ou contra o líder da sociedade islâmica", afirmou. O país vive uma onda de protestos desde as eleições do dia 12. Segundo dados oficiais, o presidente Mahmud Ahmadinejad foi reeleito no primeiro turno. A oposição, liderada pelo candidato reformista derrotado Mir Hossein Moussavi, reclama de fraudes generalizadas.


Khatami pediu ao Judiciário que "confronte os líderes dos protestos, os líderes das violações e aqueles que são fortemente apoiados por Estados Unidos e Israel". O clérigo disse que aqueles que destruíam propriedades públicas e perturbavam a paz estavam "em guerra com Deus" e deveriam ser "tratados sem piedade". Khatami lembrou que as palavras do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, são os desejos de Deus e não devem ser contrariadas. O religioso também acusou a mídia estrangeira de fazer falsas reportagens sobre o país e acusou especificamente a Grã-Bretanha.


As autoridade iranianas acusam a oposição de interferir nos assuntos internos do país. No começo da semana, o Irã expulsou dois diplomatas britânicos, o que, em contrapartida, motivou a expulsão de dois diplomatas iranianos da Grã-Bretanha. O site oficial de Moussavi foi alvo de hackers hoje, tendo todo o seu conteúdo apagado. A página era a principal forma de o reformista falar com a população iraniana. Ele tem enviado sinais divergentes nos últimos dias, pedindo que os partidários não desobedeçam à lei, mas mantenham a contestação aos resultados eleitorais.


Ontem, quando o site ainda funcionava, Moussavi disse que pediria permissão para os futuros protestos. Ele afirmou que recebeu ordem para pedir pessoalmente no Ministério do Interior permissão para realizar manifestações, com uma semana de antecedência.


Nenhum comentário: