terça-feira, 2 de junho de 2009

Acusação do Greenpeace ao Governo Lula

Greenpeace acusa governo Lula de financiar desmatamento na Amazônia

FolhaOnline

O governo brasileiro financia indiretamente a destruição da Amazônia por meio de recursos destinados à criação de gado em áreas desmatadas ilegalmente, segundo afirma relatório divulgado nesta segunda-feira pela organização ambientalista Greenpeace.

De acordo com o relatório, o governo brasileiro é, na prática, "sócio" de grandes empresas do setor por conta dos empréstimos concedidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Segundo a ONG, os grandes criadores de gado do Brasil, que respondem por 50% das exportações de carne do país, receberam cerca de R$ 5,2 bilhões do BNDES entre 2007 e 2009.

"Os três produtores que receberam a maior parcela dos investimentos do governo brasileiro incluem um dos maiores exportadores mundiais de couro e o maior exportador mundial de carne (controlando ao menos 10% da produção global)", afirma o relatório.

Para o Greenpeace, "a expansão desses grupos é, na prática, uma sociedade com o governo brasileiro". "Para aumentar a parcela do Brasil no comércio global, o governo está fornecendo capital para a expansão da infraestrutura da criação de gado na região amazônica", diz o relatório.

2 comentários:

Alternativa disse...

Excesso de paciência?

Demora de José Serra em assumir que está na disputa presidencial só beneficia candidatura de Dilma

http://portal.alternativabrasil.org/

o caipira disse...

Essa é uma discussão de anos! O problema é que os pecuaristas tapam os olhos para os problemas da Amazônia. Tudo pelo lucro!