quinta-feira, 25 de junho de 2009

Barack Obama prestou homenagem a cinco dissidentes cubanos


Obama elogia luta e pede libertação de dissidentes cubanos




da Efe, em Washington


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou o prêmio concedido por uma organização privada a cinco dissidentes cubanos para destacar nesta quinta-feira o valor dos que mantêm na ilha a luta em defesa das liberdades.


Em comunicado, ele reiterou sua "sincera esperança" de que todos os presos por motivos políticos sejam libertados e que possam participar do "futuro democrático" de Cuba.


O comunicado de Obama se refere ao Prêmio pela Democracia concedido por uma organização privada americana que recebe fundos do Congresso e que tem entre seus objetivos promover a democracia no continente americano.


O prêmio deste ano foi dado a Jorge Luis García Pérez, José Daniel Ferrer García, Librado Linares, Ivan Hernández Carrillo, e Iris Tamara Pérez Aguilera. Todos são integrantes de movimentos pacíficos em favor da democracia em Cuba. Vários permanecem presos por sua dissidência política.


No comunicado, Obama festejou a atitude "destes homens e mulheres corajosos que se lançaram para lutar pelo direito do povo cubano de determinar livremente o futuro de seu país".


"Como acontece com muitos de seus compatriotas, quatro destes indivíduos foram injustamente presos por defender as liberdades fundamentais que nós desfrutamos nas Américas", disse o presidente.


Nenhum comentário: