terça-feira, 23 de junho de 2009

Tecnologia e o novo símbolo de esperança


Os aiatolás do Irã, que fizeram de tudo para esconder as manifestações no país, não conseguiram impedir a tecnologia e o surgimento de um novo símbolo de resistência que não se via desde os protestos dos estudantes chineses em 1989. Neda Agha-Soltan, uma estudante de 26 anos e que trabalhava na área de turismo, se tornou o mais novo símbolo de liberdade contra o totalitarismo iraniano. Graças à tecnologia, o mundo pode conhecer a heroína que teve seu direito violado por causa da intolerância do governo local.


Os manifestantes, de maioria jovem, protestam desde a semana passada, contra a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad.Uma eleição que foi comprovadamente manipulada em mais de cinqüenta cidades no Irã, segundo agências internacionais, tinham mais votos do que propriamente eleitores. Essa manipulação foi fundamental para a vitória do preferido de Ali Khamenei, o líder supremo do país.


Os celulares e a internet estão sendo importantes para revelar todas as barbaridades feitas no país dos aiatolás. Uma nova geração, infeliz com os rumos da política totalitária do Irã, tenta mostrar através da tecnologia, a verdadeira face do regime local. A coragem dos jovens autônomos é resultado de uma nova era no país islâmico. Agora eles querem ter o direito de falar e serem ouvidos, mesmo que isso custe à vida de milhares de pessoas, como o da bela Neda, morta pela milícia basij, que impede toda e qualquer manifestação de livre expressão. A mudança pode ser inevitável após anos de repressão promovida pelos aiatolás.


O mundo está chocado depois que as imagens dessas manifestações no Irã foram enviadas a todos os meios de comunicação, e junto com elas, um novo símbolo traz esperança a todos aqueles que desejam um mundo de paz e harmonia. Nossas orações a Neda, uma jovem iraniana que enviou uma mensagem ao mundo sobre a sua força de vontade em defender a liberdade de expressão.


Será que o governo brasileiro está comovido? Duvido.




Nenhum comentário: