segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conservador Ricardo Martinelli é eleito presidente do Panamá




Os panamenhos votaram neste domingo para escolher seu presidente para os próximos cinco anos, divididos entre a direita, do empresário Ricardo Martinelli, e a esquerda de Balbina Herrera. Após apurados 43,68% dos votos, Martinelli foi declarado eleito.


Proprietário da principal cadeia de supermercados do país, Martinelli é o favorito e conta com o apoio da população de baixa renda, a quem prometeu criar empregos e controlar a inflação. Ele tem ganhado terreno sobre Balbina, candidata do governante Partido Revolucionário Democrático (PRD). Todas as pesquisas dão a Martinelli, líder do partido opositor Mudança Democrática (CD), de 10 a 14 pontos de vantagem sobre a candidata governista.


O vencedor das eleições sucederá o moderado Martín Torrijos. Em seu governo o país alcançou taxas de crescimento de até dois dígitos, apoiado principalmente na exploração do Canal do Panamá. A crise financeira fará com que o país cresça apenas cerca de 3% este ano por conta do esfriamento do comércio mundial e por uma menor demanda do setor de construção.


Filho de italianos, Martinelli, 57 anos, foi educado nos EUA. Promete aumentar o gasto público construindo um trem subterrâneo e apoiando a habitação popular. Tem dito que pretende criar um imposto único, com alíquota de 10 a 20%, para atrair investidores estrangeiros.


Um comentário:

Laguardia disse...

Até que enfim alguém que não é ligado a Chaves e a Castro.