sexta-feira, 8 de maio de 2009

Crise na saúde pública do Estado do Pará


Ultimamente o Estado do Pará está presente nos noticiários de forma negativa, sendo na capital ou no interior, o caos está se instalando e repercutindo em todo território nacional. Isso se deve, em boa parte, pela má gestão de Ana Julia Jatobá, a Madrasta do Pará, e pelo prefeito de Belém Duciomar Costa.


O principal assunto da semana na capital paraense são as greves na saúde pública do Estado e do Município. É notório o sucateamento dos Hospitais e Prontos Socorros de Belém, o PSM da Quatorze, por exemplo, não tem a mínima condição de funcionamento, os funcionários que ali trabalham, estão em condições de insalubridade, não tem leitos suficientes para atender os pacientes, e muito deles ficam no chão, equipamentos completamente quebrados e sem utilidade, e a estrutura, percebe-se muitas irregularidades, até com risco de desabamento, inclusive o telhado do PSM da Quatorze tombou, mas que segundo a pericia, houve sabotagem no local para sujar a imagem do prefeito. Varias manifestações foram feitas para chamar a atenção de Duciomar, o máximo que foi feito, foi à troca de secretários, nada que mudasse a situação, a precariedade da saúde do município continua, mesmo que durante a eleição municipal, ele tenha pedido a população mais quatro anos, para que pudesse mudar a situação da saúde no município, pelo visto, só ficou no discurso.


Os hospitais estaduais não fogem a regra, a Fundação Santa Casa que era um hospital de referencia do Estado, perdeu toda a sua credibilidade nas mãos sujas de Ana Julia. Os médicos paralisaram o atendimento nessa quarta-feira, para se manifestar contra a decisão do governo de suspender as gratificações dos profissionais, e a categoria aproveitou a ocasião para denunciar o sucateamento do hospital, uma estrutura que não comporta o numero de paciente que chegam a cada momento, e como todo petista, a governadora só fica no discurso. Depois do caso de mais de sessenta bebes mortos dentro do Hospital em um mês, imediatamente a Ana Julia se prontificou a construir uma nova unidade ao lado do hospital, para o aumento de numero de leitos e buscando melhorar a estrutura do órgão público, mas que até agora não saiu da maquete, provavelmente as obras comecem nesse mês de maio. Outra questão que é preciso ser dito, é a corrupção que assola as administrações dos Hospitais do Estado do Pará, licitações que são amarrados para beneficiar um, ou outro fornecedor, não vou citar os nomes dos órgãos que estão envolvidos nessas maracutaias para não me prejudicar, mas sem duvida alguma, eu como trabalho nessa área, percebo que as licitações estão direcionadas a certos fornecedores, ficou muito mais difícil participar dos pregões do Estado, isso é fato!


A população paraense está vivendo anos difíceis com a incompetência de seus representantes, e a área saúde é uma das mais prejudicadas, essa trupe não tem a mínima noção de gestão pública, o que eles têm noção mesmo, é de colocar seus companheiros em cargos de confiança e fazer a farra com o dinheiro público. É lamentável a situação em que chegou a saúde no Estado do Pará.

Nenhum comentário: