sexta-feira, 8 de maio de 2009

Medidas autoritárias de Hugo Chávez




Dando sequência a uma série de medidas de centralização, o presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou nesta semana a nacionalização de estaleiros e outras instalações de companhias de serviços petroleiros que atuam no lago Maracaibo, em Zulia. O passo é o mais recente do presidente socialista para reforçar o seu controle sobre a indústria do país, e foi tomado horas depois do legislativo aprovar uma lei que permitiu a estatização de um grupo de petrolíferas.


Desde que venceu uma eleição que o permitir se reeleger indefinidamente, Chávez começou a pressionar a oposição e estendeu a centralização, que ele diz ser peça central da revolução socialista.


Veja a seguir um balanço das principais medidas anunciadas pelo presidente:



  • Chávez ordenou em março que o Exército tomasse os portos e aeroportos de Estados governados por opositores. Ele também enfraqueceu o controle desses grupos sobre hospitais locais e forças policiais. Para a oposição, o presidente esquerdista está concentrando poder e minando suas vitórias eleitorais conquistadas nas últimas votações.



  • O Congresso venezuelano, dominado por chavistas, está considerando criar um cargo para supervisionar a capital Caracas. A cidade agora é controlada por um opositor. A Assembleia Nacional autorizou na semana passada que o chefe de Estado tomasse as rodovias, portos e aeroportos se os dirigentes locais "falhassem" no controle.



  • Após sua vitória no referendo, Chávez pediu a tomada de uma plantação de eucalipto de propriedade da empresa irlandesa de papel Smurfit Kappa. Dias antes, ele ordenou a tomada de um moinho da companhia americana Cargill, pressionando a gigante a produzir arroz mais barato.



  • Em 2007, as companhias americanas Exxon e ConocoPhillips saíram do país alegando arbitrariedades do governo em um projeto petrolífero de US$ 30 bilhões no rio Orinoco. No mesmo ano, Chávez nacionalizou a maior empresa de telecomunicações do país, a CANTV, comprando a firma afiliada a americana Verizon por US$ 572 milhões.



  • Em abril passado, o presidente venezuelano anunciou a estatização do setor de cimento, focando a suíça Holcim, a francesa Lafarge e a mexicana Cemex. A Lafarge e a Holcim aceitaram continuar no país como parceiras minoritárias. Já a Cemex foi tomada.



  • Chávez anunciou no ano passado que o país estava comprando o Banco da Venezuela, uma divisão do grupo espanhol Santander. Um alto funcionário do governo informou que a transação está paralisada por enquanto, e fontes do banco disseram que o governo não tem dinheiro para seguir com a nacionalização neste ano.



  • Em 2008, a Venezuela tomou o controle da maior siderúrgica do país, a Sidor, que era administrada pela argentina Ternium. A estatização gerou meses de greves e disputas entre gerência e líderes operários.








Nenhum comentário: