sábado, 9 de maio de 2009

Polônia vitima do comunismo

Jean-Louis Panné

Tradução de Lauro Machado Coelho e Lea Passalacqua

L'express

Em 23 de agosto de 1939, nazistas e soviéticos assinaram o seu célebre "pacto", cujos protocolos secretos previam a partilha da Polônia. Com a vitória soviético-nazista, a Polônia haveria de conhecer as horas mais sombrias de sua história, inauguradas pela colaboração estreita entre a Gestapo e a NKVD.
Os soviéticos deportaram várias centenas de milhares de poloneses, tanto judeus quanto católicos, para os campos do Grande Norte ou do Cazaquistão. Engenheiros, médicos e professores foram executados com uma bala na nuca. Os massacres de Katyn, Ostáshkov e Staróbielsk (14.587 vítimas), friamente realizados, não são crimes de guerra: são crimes contra a Humanidade. Durante mais de 50 anos, os soviéticos e todos os Partidos Comunistas mentiram deliberadamente sobre esses crimes, tentando atribuí-lo aos alemães, inclusive durante o processo de Nuremberg.

A descoberta, em abril de 1943, da vala comum de Katyn, é uma das guinadas na 2ª Guerra Mundial. O governo legal de Londres e a resistência democrática interna não podiam mais ter ilusões sobre as intenções de Stalin

Nenhum comentário: