sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sorria! Você vai pagar um trem


Por José Roberto Baschiera Junior

Von Mises Brasil


Está em processo de licitação a construção de um trem-bala no Brasil. Estima-se que ele entrará em operação antes da Copa do Mundo de 2014, e que a obra se encerre depois das Olimpíadas de 2016.

Ela seguirá o já famoso modelo de concessão, onde uma empresa privada irá administrar o funcionamento do trem-bala ao passo que o governo regulamentará tarifas e serviços por meio de uma estatal, nesse caso será a nova estatal Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade)

O projeto prevê sete paradas obrigatórias, incluindo Aeroporto de Viracopos em Campinas, Campo de Marte em São Paulo, Aeroporto de Cumbica em Guarulhos, e o Galeão no Rio de Janeiro.

O custo estimado pelo governo está em torno de R$33 bilhões, e nada menos que R$19,9 bilhões serão financiados pelo BNDES.

Não é preciso nem mencionar que se trata de um custo enorme, que hoje temos várias empresas de transporte aéreo concorrendo pela ponte aérea Rio-São Paulo, e que obviamente esse projeto não passa de propaganda.

Obras grandiosas são lembradas; e o que melhor para nos lembrar da "grandiosidade" do governo Lula do que a herança de um moderníssimo Trem-Bala?

Não vou entrar em detalhes a respeito de custos, pois não é necessário falar nada sobre uma obra pública de R$19,9 bilhões. Acredito que muitos compartilham comigo a sensação de desconforto e raiva que esse número trás.

Mas a pergunta é: Esse trem-bala é necessário?

De fato o sistema rodoviário brasileiro é vergonhoso, são pouco mais de 29 mil quilômetros de ferrovias, contra mais de 63 mil quilômetros na Índia, 226 mil nos EUA e 85 mil na Rússia.

O sistema ferroviário brasileiro transporta poucos passageiros. Então de fato é necessário aprimorá-lo. O transporte de cargas e passageiros é extremamente dependente da atual malha rodoviária. Porém esta se encontra em estado decadente na maior parte do Brasil, com algumas exceções.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: