terça-feira, 3 de agosto de 2010

Crise de liquidez em Cuba


Cuba 'atualiza' economia socialista para enfrentar crise

Uol Economia

O presidente de Cuba, Raúl Castro, autorizou neste domingo a abertura de pequenos negócios, a contratação de mão de obra e a comercialização de "algumas produções", além de permitir investimentos externos na área de turismo, em meio à crise de liquidez que sufoca a economia da Ilha.

O Conselho de Ministros "concordou em ampliar o exercício do trabalho privado e sua utilização como alternativa para criar empregos aos trabalhadores excedentes nas estruturas do governo", disse Raúl Castro ao encerrar a primeira sessão ordinária anual do Parlamento.

Raúl Castro anunciou ainda que no primeiro trimestre de 2011 será implantado um novo sistema de trabalho e pagamento - que não precisou - para os "funcionários excedentes nas estruturas do governo".

Estas medidas suprimem "os enfoques paternalistas que desestimulam a necessidade de se trabalhar para viver, reduzem os gastos improdutivos (...) e combatem a garantia salarial durante longos períodos para pessoas que não trabalham".

Já o ministro do Turismo, Manuel Marrero, informou que a partir de janeiro Cuba começará negociações para a construção de 16 campos de golfe com capital externo, que incluirá a venda de casas a estrangeiros nestas áreas.

Segundo Marrero, estão sendo analisados os contratos de compra e venda e os estatutos das empresas mistas que serão formadas para o desenvolvimento dos projetos; e a situação dos proprietários estrangeiros.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: