segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para Gorbachev, Rússia precisa de mais liberdade


Por GUY FAULCONBRIDGE E MICHAEL STOTT

Estadão Online

Reuters

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev fez um apelo ao Kremlin para que a Rússia se torne um país mais democrático, dizendo que, se isso não acontecer, o esforço do presidente Dmitri Medvedev para modernizar o país não será bem sucedido.

Gorbachev, autor de reformas ousadas, que levaram ao colapso da União Soviética, em 1991, disse à Reuters que a Rússia agora precisa de uma nova onda de 'glasnost' (abertura) e 'perestroika' (reestruturação).

"A modernização pode acontecer, mas só se o povo, toda a população for incluída no processo", disse Gorbachev à Reuters durante uma entrevista de 90 minutos nos escritórios da sua fundação, em Moscou.

"Precisamos da democracia, precisamos que o sistema eleitoral melhore, entre outras coisas. Sem isso, não poderemos ser bem sucedidos", ele disse.

O chamado de Gorbachev veio no momento em que um número cada vez maior de membros da elite russa clamam por uma reforma política para acompanhar os esforços de modernização e diversificação de uma economia dependente do petróleo.

Aos 79 anos, o ex-líder soviético está mais gordo, fala baixinho e mais lentamente e a mancha de nascença na sua cabeça está mais desbotada.

Ativo no exterior, ele se mantém discreto na Rússia e fala francamente sobre a sua decepção, pelo fato dos seus compatriotas não terem uma melhor opinião sobre ele. Ele patrocina um pequeno partido pró-democracia e um jornal radical de oposição, em Moscou.

Gorbachev disse que a Rússia ficou atrás das grandes potências e comparou a dependência do país da receita vinda do petróleo e sua inabilidade de construir uma economia competitiva com a situação que ele herdou quando se tornou o líder soviético, em 1985, aos 54 anos.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: