segunda-feira, 21 de junho de 2010

Irã proíbe a entrada de inspetores da AIEA

Estadão Online

O Irã proibiu a entrada de dois inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), anunciou nesta segunda-feira, 21, o diretor da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Ali Akbar Salehi.

Segundo a agência de notícias local Mehr, Salehi disse que a decisão foi tomada porque os inspetores, que não se identificaram, e estariam oferecendo informações incorretas sobre as atividades nucleares do Irã.

"Na semana passada anunciamos à OEIA os nomes de dois dos inspetores da agência que não possuem mais o direito de entrar no Irã, já que divulgaram um relatótio que não está em conformidade com a realidade, antes do processo oficial", diz

Salehi não revelou o nome nem a nacionalidade dos dois inspetores, e sublinhou ainda que esta decisão não poem em xeque a cooperação do Irã com o organismo internacional.

O Irã anunciou esta medida após a publicação de um novo relatório da AIEA, onde se conclui que é impossível confirmar o caráter puramente pacífico programa nuclear da República Islâmica.

O relatório também expressa a "preocupação" da AIEA sobre a verdadeira natureza do programa nuclear iraniano, referindo-se "a possível existência de atividades secretas, passadas ou presentes, ligadas ao setor nuclear, que envolveria organizações militares."

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: