domingo, 20 de junho de 2010

Começa o segundo turno das eleições na Colômbia

Estadão Online

Segundo o Governo, 29,98 milhões de colombianos estão convocados a votar neste pleito, que determinará o sucessor do presidente Álvaro Uribe

As mais de 71 mil mesas de votação no segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia abriram neste domingo, 20, às 8h no horário local (10h em Brasília) em clima de tranquilidade.

Conforme o Governo, 29,98 milhões de colombianos estão convocados a votar neste pleito, que determinará o sucessor do presidente Álvaro Uribe, quem em 7 de agosto acaba seus oito anos de mandato.

Juan Manuel Santos - ex-ministro da Defesa de Uribe e aspirante pelo governista Partido do U - é apontado como favorito, após ter conquistado no primeiro turno de 30 de maio 46,5% dos votos à frente de Antanas Mockus, ex-prefeito de Bogotá e candidato do Partido Verde, que obteve 21,5%.

Segundo as últimas pesquisas, Santos conseguiria na votação de hoje 67% dos votos e Mockus em torno de 29%. Foram instaladas na Colômbia 71.777 mesas de votação e no exterior outras 948. Os centros de votação fecharão às 16h no horário local (18h de Brasília), quando deverá começar a apuração dos votos nos 32 departamentos da Colômbia.

A expectativa é que às 18h no horário local (20h em Brasília) 95% da apuração já esteja concluída e já se conheça o nome do novo presidente dos colombianos.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: