quinta-feira, 1 de julho de 2010

Christian Wulff é eleito presidente da Alemanha apenas no terceiro turno

DW-World.de

O candidato do governo alemão, o democrata-cristão Christian Wulff, precisou esperar até a terceira votação para ser eleito presidente da Alemanha nesta quarta-feira (30/06) em Berlim. Apesar do maior número de membros do partido do governo no colégio eleitoral, ele não conseguiu reunir a maioria absoluta necessária nas duas primeiras votações.

Isso causou surpresa entre os observadores políticos e é interpretado como grande derrota para os líderes dos partidos no governo, a chanceler federal democrata-cristã Angela Merkel e o liberal-democrata e ministro das Relações Exteriores, Guido Westerwelle.

Na Alemanha, o presidente federal, que tem apenas funções representativas, é eleito pelos membros da Assembleia Federal, que se reúne especialmente para esse fim. Se nenhum candidato conseguiu a maioria absoluta nos dois primeiros turnos, a maioria simples, na terceira votação, basta para ser vencedor.

A Assembleia Federal foi composta pelos 622 deputados do Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) e outros 622 delegados enviados pelas bancadas dos 16 estados alemães. Apesar de indicados pelas bancadas estaduais, a lei garante aos delegados o livre arbítrio para votar, proibindo os partidos de exercerem pressão sobre eles.

De um total de 1.244 membros do colégio eleitoral, Wulff obteve, na terceira votação, 625 votos, enquanto o segundo colocado, Joachim Gauck, obteve 494 votos. O número de abstenções foi de 121, enquanto dois votos foram anulados.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: