Jovens do Camboja usam blogs para lutar por liberdade política e de informação
JULIANA CUNHA colaboração para a Folha de S.Paulo
Eles vivem no Camboja, um dos países mais corruptos do mundo, que enfrentou anos de guerra civil e de golpes de Estado e onde um terço da população ganha menos de R$ 1,50 por dia.
Liderados pelo escritor e fotógrafo Bun Tharum, 26, eles são os chamados "cloggers" --jovens blogueiros cambojanos que têm conseguido, mesmo com conexões lentas e equipamentos limitados, dar alguma voz a uma população acostumada a ter suas discussões políticas restritas ao lar.
"O Camboja é um país muito conservador. Aqui, as pessoas, principalmente as mulheres, precisam de uma oportunidade para discutirem as coisas e os seus sentimentos", disse a blogueira Sreng Nearirath, 22, em entrevista ao techradar.com.
Seu blog --My World vs. Real Scary World (blackandwhiter.blogspot.com)-- é um dos mais conhecidos, na contramão do cenário tecnológico dominado por homens.
Leia mais aqui
Um comentário:
O Camboja é um país que sofreu enormemente na mão de governos comunistas, como o do Kmer Vermelho, que assassinou a sangue frio milhões de cidadãos daquele país.
Estes são os governos com os quais o MST, o PT e o PSOL simpatizam.
Postar um comentário