sábado, 25 de abril de 2009

A minha modesta opinião sobre a África do Sul


O novo presidente da África do Sul será mesmo Jacob Zuma, do partido ANC, que com essa vitória, o partido irá completar duas décadas no poder. Mas, não tem muita coisa para comemorar, o país vem atravessando um momento extremamente difícil, como o aumento do desemprego, a violência generalizada e o grande número de infectados pela AIDS no país africano.


O Partido ANC é conhecido pelo fato de ter lutado contra o apartheid com a liderança de Nelson Mandela na África do Sul, mas que ultimamente está envolvidos em inúmeras denuncias de corrupção, inclusive, denunciado por fazer crime eleitoral, trocando comida por votos. A preocupação da imprensa mundial em desvincular a imagem de Nelson Mandela ao futuro presidente Jacob Zuma, é bem clara. Não estou aqui querendo diminuir a importância de Nelson Mandela para o país, mas é preciso dizer que mesmo durante sua gestão, a África do Sul já estava tento sinais de dramaticidade nas questões sociais.


Bom, muita gente irá questionar que a responsabilidade não foi do partido de Nelson Mandela, e sim, dos Homens Brancos de olhos azuis que governaram a África do Sul durante 500 anos. Oficialmente, Nelson Mandela começou a governar em 1994, mas antes, houve uma transição de governo a partir de 1990, sendo que ele era presidente da ANC na época. Portanto já faz dezenove anos que a ANC está no poder, e quase nada foi feito para melhorar a questão moral (do partido) e social (do povo). É inquestionável o aumento da importância econômica da África do Sul para o mundo a partir das eleições democráticas em 1994, que é hoje, o maior participante econômico do continente. Mas o povo sul-africano não se beneficiou diretamente com o desenvolvimento do país, através dos altos índices de desemprego, por causa da mão-de-obra estrangeira, principalmente a chinesa, que tomou conta dos postos de trabalho na África do Sul, em suma, isso mostra que a educação não foi prioridade para qualificar a população diante do desenvolvimento econômico do país.


O Partido da ANC foi muito importante para colocar a democracia na África do Sul, mas é preciso deixar de ser somente um partido de Nelson Mandela, e resolver as questões que precisam ser administradas imediatamente. Mesmo com a minha desconfiança em relação ao governo de Jacob Zuma, eu torço para que dê tudo certo na África do Sul.

Nenhum comentário: