sexta-feira, 20 de março de 2009

Queda na Popularidade do Governo Lula

Parece que a marolinha afetou um pouco a imagem do presidente Lula, a sua aprovação cai pela primeira vez no segundo mandato, mas ainda sim, continua sendo popular, uma baixa de 5% segundo os números do Datafolha divulgado nessa sexta-feira, de 70% caiu para 65%. Na avaliação feita pela CNI/Ibope a queda foi maior, de nove pontos percentuais, mas obteve 64% pontos percentuais de aprovação.

Já que a economia não está respondendo de forma satisfatória, muda-se de discurso, quando os resultados econômicos eram bons, o Lula era o principal articulador dos resultados, agora que os números apresentam uma forte queda na estrutura econômica, os responsáveis são outros, os países ricos, os empresários, o governo anterior, os energéticos e etc. Os petistas dizem que a oposição comemora a desestruturação econômica do país e a baixa na popularidade de Lula. Que moral a petralhada tem para dizer isso? Durante muito tempo como oposição, o PT só fez estardalhaços, comemorou os fracassos de seus opositores, e reprovou reformas importantes. Ninguém pretende comemorar a queda de popularidade do presidente, essa avaliação, em minha opinião, não tem valor algum, só mostra o nível de simpatia do governo com a população, em nenhum momento mostra o nível de competência do mesmo. O maior exemplo disso é o nível de popularidade do governo FHC que foi de 46% em 1996, no auge do plano real, por outro lado, tivemos José Sarney com 80% de aprovação, durante os primeiros meses de mandato.

É uma nova situação para o Governo Lula que nunca se viu em situação de crise econômica, atribuir ao presidente a culpa pela crise não é a melhor maneira de encarar os fatos, assim, estaríamos se igualando aos petistas dos anos 90, que responsabilizavam sempre o FHC pela crise que explodia lá fora. É o momento de se unir e encontrar possibilidades de amenizar a recessão, evitando o grande declínio na taxa de crescimento econômico e as perdas emprego da população.

Nenhum comentário: