colaboração para a Folha Online
Resultados parciais do referendo realizado nesta quarta-feira no Azerbaijão mostram que a proposta de eliminar o limite de dois mandatos presidenciais consecutivos foi aprovada. A emenda constitucional abre as portas para que a família Aliev mantenha seu domínio de décadas sobre a ex-república soviética, fornecedora de gás e petróleo para o Ocidente, depois que o segundo mandato de Ilham Aliev termine, em 2013.
A Comissão Eleitoral informou que 92,2% dos eleitores apoiaram o fim do limite, com base em resultados de 54% por cento das estações de voto. Apesar de um apelo da oposição para um boicote ao referendo, o comparecimento às urnas foi estimado em 71% dos eleitores.
Aliev, 47, é presidente desde 2003, quando sucedeu seu pai Heydar, que liderou o Azerbaijão primeiro líder comunista na União Soviética e depois como presidente.
O atual governo coincidiu com uma expansão econômica alimentado pelo petróleo vendido à Europa através do mar Cáspio, em uma região onde o Ocidente e a Rússia disputam influência sobre as reservas energéticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário