domingo, 8 de março de 2009

E o vencedor é ...

Nessa última sexta-feira, Reinaldo Azevedo tocou num assunto muito interessante no seu blog. É a relação de Lula com a imprensa brasileira, nada é capaz de derrotar o Lula, nem mesmo quando o seu partido sai prejudicado, ele sempre sai como vencedor.

A disputa pela comissão de infraestrutura do senado é um exemplo bem claro disso, A senadora Ideli Salvatti do PT foi derrotado por Collor, mas no dia seguinte, a mídia fez questão de salientar que o presidente foi essencial nos bastidores, e que o Collor ganhou com o apoio do Lula. Ora, se o resultado fosse diferente, os jornais teriam tido o mesmo argumento, e o Lula seria mais uma vez citado como principal articulador da vitória.

Aliás, verdade seja dita, desde que Lula anunciou seu apoio a Dilma Rousseff para as eleições de 2010, a imprensa brasileira não fala em outra coisa se não na ministra da Casa Civil, e isso tem ajudado muito para que o PT possa fazer sua campanha de sucessão a presidência da república, é uma propaganda eleitoral que vem alavancando cada vez mais as pretensões do partido para o ano que vem. Logo os militantes petistas que se acham injustiçados por causa da “imprensa burguesa”, não percebem que a popularidade de Lula é fruto do conformismo do jornalismo brasileiro para com as ações do governo durante toda a sua gestão.

O presidente Lula é mais blindado do que tanque de guerra, em minha opinião, isso funciona como uma moeda de troca, a imprensa precisa do apedeuta, assim como o apedeuta precisa da imprensa. E o “intocável” continua a sua saga de “rei dos bastidores”, sem se importar com os resultados na Câmara dos deputados, ou no senado, ele sempre será anunciado como vencedor pelos ditos cientistas políticos.

Nenhum comentário: