terça-feira, 5 de outubro de 2010

Corrida de Serra e aliados por apoio do PV começou há dez dias

Um dos interlocutores é Alfredo Sirkis, que coordenou a campanha de Marina, o outro é Gabeira

Estadão Online

Por Julia Duailibi e Ana Paula Scinocca

Os tucanos começaram ontem mesmo uma investida no PV para conseguir uma declaração de apoio de Marina Silva. Segundo aliados de José Serra, foi tentado ainda à noite um contato com a candidata verde, mas até o fechamento da edição não tinham conseguido falar com ela. Marina teve votação expressiva e ficou em terceiro lugar com quase 20% das intenções de voto.

Dez dias antes do primeiro turno, Serra já havia entrado em contato com lideranças do PV, principalmente deputados do partido, pedindo alinhamento das duas legendas em eventual segundo turno. Também chegou a conversar com os verdes sobre o tom do discurso da Marina, que considerava muito agressivo contra sua candidatura.

Um dos interlocutores de Serra no PV é Alfredo Sirkis, que coordenou a campanha de Marina. Outro importante aliado é o deputado Fernando Gabeira, que disputou o governo do Rio de Janeiro.

Uma das pessoas que vão operar é o governador eleito por São Paulo, Geraldo Alckmin, que tem boa relação com o candidato derrotado do PV ao Palácio dos Bandeirantes, Fábio Feldmann.

Os tucanos estão otimistas com o apoio do partido, já que o PV é aliado ou marcha junto em vários Estados, como São Paulo, Rio e Minas.

Ontem, ao chegar ao evento de comemoração da passagem de Serra para o segundo turno e da vitória de Alckmin, o governador Alberto Goldman (PSDB) disse que os deputados do partido em São Paulo podem ajudar na articulação. "Nós todos vamos fazer esse trabalho com toda a base do PV", disse Goldman. Ele ainda destacou que os verdes não se coligaram como PSDB em São Paulo apenas pelo fato deter de dar palanque para Marina no maior colégio eleitoral do País.

Cautela

No início da tarde, minutos depois de votar, no Colégio Santa Cruz, na zona oeste paulista, Serra não quis comentar sobre um eventual apoio do PV."Vamos esperar", disse, após conceder entrevista na frente do local de votação.

Serra demorou 1 minuto e 23 segundos para pressionar todos os números da urna eletrônica. Tirou uma colinha do bolso, colocou os óculos e começou a digitar. Depois, posou para fotos fazendo o número 45, o do seu partido, com as duas mãos.

"Hoje é um dia de comemoração democrática. Estamos num País multicolorido. Não é onda verde, nem azul. É onda verde e amarela. Brasileiros que querem um governo honesto, que sabem que o Brasil não tem dono, que o Dono é o nosso povo", declarou o candidato, citando, mais uma vez, a expressão "onda verde", usada por Marina.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: