terça-feira, 23 de agosto de 2011

A fome nos países comunistas



Por The Studio

Política XIX

A classe trabalhadora, diz ele, vive incomparavelmente melhor no final do século XX que no início do século. Tal é incontestável, acrescentaria eu. Mas em que é que isso se deve ao Comunismo? Afinal, quais foram os progressos dos países que optaram pelo modelo comunista? Façamos uma breve resenha.

União Soviética:
O Estado apropriou-se das propriedades dos camponeses e instituiu os terrenos agrícolas colectivizados. Resultado: Fome e miséria generalizadas. A fome tornou-se endémica causando mortes todos os anos. Em 1922 causou cinco milhões de mortos e em 1932 causou seis milhões de mortos.

China:
Os chineses copiaram o modelo de colectivização da propriedade seguido pelos soviéticos tendo instituído as “comunas”, unidades económicas auto-suficientes que incluíam indústria ligeira. O projecto comunista chinês foi designado por “Grande Salto em Frente” e constituiu na realidade um grande salto para o abismo, uma verdadeira catástrofe. Como consequência da implantação das medidas comunistas, estima-se que tenham morrido de fome entre 30 a 70 milhões de pessoas, dependendo dos autores. Nos “três anos amargos” (1959-61), viveu-se o mais negro período de fome da História da humanidade, um motivo de orgulho para o Comunismo.

Coreia do Norte:
A Coreia do Norte foi outro estado que, após a invasão soviética em1945, seguiu o modelo de desenvolvimento com patente de Estaline. Resultado: A economia estagnou, dois milhões de pessoas morreram de fome e hoje em dia 70% da população está sub-nutrida, segundo os números oficiais da ONU.

Camboja:
O líder revolucionário comunista Pol Pot instituiu as propriedades agrícolas comunais e um sistema de educação comunal. De forma a fornecer mão de obra às propriedades agrícolas, transferiu os habitantes dos centros urbanos para as propriedades agrícolas. Resultado: Fome e doença generalizadas. A experiência comunista de Pol Pot ficou conhecida como “Projecto Genocida Cambojano” tendo causado entre 1,7 a 3 milhões de mortos. A capital Pnom Penh ficou transformada numa cidade fantasma.

Resto do mundo:
Experiências comunistas causaram ainda um milhão e meio de mortos no Afeganistão, um milhão no Vietname e vários milhões por esse mundo fora. O comunismo é também responsável pela pobreza que actualmente existe em vastas áreas do globo, como por exemplo na Europa de Leste, a qual só conheceu o desenvolvimento após a queda do muro de Berlim. Países que se dividiram e optaram por modelos económicos distintos, como sejam Alemanha Ocidental / Alemanha de Leste, Coreia do Sul / Coreia do Norte, China /Taiwan, mostram inequivocamente o que se pode esperar do Comunismo: Fome e miséria.

Leia Aqui

Nenhum comentário: