domingo, 27 de maio de 2007

Partido de premier direitista vence na Irlanda


Sáb, 26 Mai, 10h03


Javier Aja Dublin, 26 mai (EFE).- O partido Fianna Fáil (FF), do primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, venceu as eleições gerais de quinta-feira após obter 78 das 166 cadeiras que integram o Parlamento de Dublin (o "Dáil"), segundo os resultados da apuração final.


Ahern poderá agora assumir seu terceiro mandato consecutivo à frente do Governo irlandês, mas o partido de centro ficou a cinco cadeiras da maioria absoluta e deverá buscar apoio entre os partidos minoritários e deputados independentes.


As opções do FF são tantas e tão diferentes que entre os possíveis candidatos aparecem ecologistas, neoliberais, conservadores, trabalhistas e centristas.


Se seus planos negociadores forem adiante, com esse terceiro mandato consecutivo Bertie Ahern igualaria o "pai" do estado irlandês e fundador do FF, Éamon de Valera.


Independentemente da composição do futuro Executivo, Ahern deixa claro que os preceitos que guiam há uma década a bem-sucedida economia da República - baixos impostos, incentivos fiscais para as multinacionais, privatizações e flexibilidade trabalhista - não devem ser mudados.


"Devemos ter um programa para governar (...) É importante que formemos um Governo estável pelo bem da imagem interna e externa do país", disse o "Taoiseach" (primeiro-ministro).


O FF foi seguido pela principal legenda de oposição, o Fine Gael, do conservador Enda Kenny, com 51 deputados, e pelo Partido Trabalhista, de Pat Rabbitte, com 20.


Longe ficaram os atuais parceiros do FF no Governo irlandês, os Democratas Progressistas, que perderam seis de seus oito parlamentares, enquanto o Partido Verde ficou com os seis deputados que conseguiu em 2002.


O Sinn Féin, o braço político do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA), também não ficou à altura das previsões ao perder uma das cinco cadeiras que tinha durante a legislatura anterior.


Os outros parlamentares, cinco no total, são candidatos independentes e algum deles poderia entrar no futuro Governo de coalizão se Ahern precisar de mais apoio.


No entanto, especula-se que Ahern ofereça a Rabbitte um posto no futuro Executivo, o que abriria então um intenso debate entre os trabalhistas partidários de chegar ao poder e os que se mantêm fiéis à idéia de oposição ao FF.


Sobre esse assunto, o líder esquerdista declarou que "não gostaria" fazer parte de um Governo com os republicanos, deixando entrever que, talvez, possa mudar de idéia caso seja o desejo de seu grupo parlamentar.


Ahern poderia até mesmo se aliar ao Partido Verde. O líder dos ecologistas, Trevor Sargent, pediu tempo para ver "como se desenvolverão as possíveis negociações", nas quais colocariam, por exemplo, a abolição de doações corporativas a partidos políticos e a aplicação de uma política energética sustentável.


Os verdes também buscam uma ampla reforma de serviços públicos, com a saúde e o transporte, setores que, na sua opinião, foram destruídos durante os dez anos de Governo do FF e do PD.


"Em princípio, será nosso partido que decidirá se pactuamos ou não. Vou me guiar pelo que disserem os membros do partido", disse Sargent.


Para Ahern, a lista de reivindicações dos ecologistas pode ser aceitável, desde que não influa negativamente no desempenho da economia.


A única legenda que parece descartada das combinações de Governo é o Sinn Féin, já que o FF acredita que suas teorias econômicas de esquerda radical podem frear o progresso da Irlanda. EFE

Nenhum comentário: