quinta-feira, 8 de julho de 2010

Gracias, Presidente Uribe!


Por Graça Salgueiro

Mídia Sem Máscara

Hoje (4, domingo) a Colômbia fez uma grande marcha de despedida ao presidente Álvaro Uribe, aproveitando que é seu aniversário mas, além disso, para agradecer-lhe pelos 8 anos do mais próspero, digno e valoroso governo de toda a história republicana do país. Quero juntar-me a essa comemoração, mesmo que em espírito e coração, mas minha vontade era mesmo de estar lá, para cumprimentá-lo pessoalmente - coisa que não foi possível em minha rápida estada de uma semana - e agradecer a derrota militar das FARC que, embora os brasileiros não valorizem e torçam o nariz cada vez que falo disso, nos diz respeito muito diretamente. Cada golpe dado às FARC significa menos drogas no mercado brasileiro a matar milhares de nossos jovens a cada dia, mas a maioria dos brasileiros não consegue enxergar isso.

Como muitos sabem, estudo o movimento terrorista na América Latina e Caribe há 10 anos, mas é muito diferente você conhecer coisas baseadas em documentos e estar presente onde os fatos acontecem. Nunca vou poder esquecer minha experiência na Colômbia e hoje, como parte de minha homenagem a este homem simples, humilde e pequenino em estatura mas gigante como pessoa humana e governante, volto a falar um pouco do que vivi lá, atendendo solicitação de um grande amigo.

Uma das coisas que mais nos impressionou (a mim, Olavo, Roxane e Silvio), foi a qualidade humana dos colombianos. Mesmo envergonhados, não podíamos deixar de fazer essa comparação a todo o momento, pois além da alegria estampada naqueles sorrisos francos, há uma humanidade autêntica naquela gente. A gentileza, a solidariedade, a humildade sem afetação, a cordialidade que sempre nos dispensaram pessoas de todos os níveis, contrastava dramaticamente com a arrogância do brasileiro que crê poder dar "opinião" sobre qualquer assunto, principalmente aqueles que desconhece por completo e que jamais estudou a sério uma linha sequer.

Quando comecei a falar sobre minha experiência na Colômbia, aqui no Notalatina, recebi montanhas de insultos (um dos quais publiquei em outra edição) e um sentimento que é bem característico do brasileiro que é a mesquinhez, somada à inveja, onde muitos perguntavam se eu ainda era brasileira por enaltecer valores de outro povo que não o nosso. Continuo tão brasileira quanto sempre fui, e é exatamente por isso, e pelo meu patriotismo que não é de ocasião, que denuncio o que se passa a nosso redor com tanta ênfase, preocupação e seriedade. Lembro de quando criei este blog e que falava de Cuba e da Venezuela de Chávez (quem quiser conferir basta buscar os arquivos de 2002 e posteriores) e me xingavam de tudo quanto é asneira. Não viam, os insanos, que ao me preocupar com o que sofre o povo cubano a pé eu os estava alertando sobre o que poderia nos acontecer; o mesmo com relação ao governo tirano de Chávez. Hoje, até os jornais mais esquerdosos fazem estas denúncias, só que com quase uma década de atraso e muita gente divulga muito alarmada como se fosse novidade de primeira mão. Se tivessem acreditado quando Olavo e depois eu denunciávamos o Foro de São Paulo, este elemento que hoje governa o Brasil não teria se elegido nunca!

Essa é a diferença mais gritante entre Brasil e Colômbia. Vi por onde andei, nas ruas, em taxis, em locais refinados como o Clube El Nogal, em associações, cafés, restaurantes, o amor e carinho que as pessoas têm pelo presidente Uribe, pois ele devolveu ao povo a tranqüilidade e a segurança, o turismo, a confiança nos investidores estrangeiros. O olhar das pessoas se ilumina quando se fala em Uribe, pois todos têm um motivo para admirá-lo a lhe querer bem. Todo mundo tem um parente que já foi vítima da crueldade das FARC, a quem eles odeiam com a mesma intensidade que amam seu presidente que deu o maior impulso para acabar com esta guerrilha assassina. Promessa cumprida!

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: