segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Presos políticos cubanos pedem ajuda ao presidente Lula

Presos políticos cubanos pedem intercessão de Lula ante Raúl Castro

Folha Online

France Presse

Cinquenta presos políticos cubanos, integrantes do grupo dos 75, condenados em 2003, pediram neste domingo ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que interceda por sua libertação ante o presidente de Cuba, Raúl Castro, durante a visita que realizará na próxima semana à ilha.

"Ao sabermos de sua próxima visita a Cuba (...) dirigimo-nos ao Senhor para solicitar que, nas conversações mantidas com os máximos representantes do governo cubano, contemple nossa situação" e "advogue por nossa libertação", pedem a Lula os presos políticos em carta divulgada em Havana.

Igualmente solicitam ao líder brasileiro que "se interesse pelo prisioneiro de consciência Miguel Zapata Tamayo, que realiza desde dezembro uma greve de fome" e "apresenta, hoje, má condição de saúde".

No documento, assinado por 50 dos 75 dissidentes condenados a penas de até 28 anos de cárcere --53 ainda permanecem na prisão--, dizem que Lula "seria um magnífico interlocutor para defender junto ao governo cubano a realização de reformas nos setores econômico, político e social, exigidas com urgência".

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: